sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Travessias: Ler o mundo com a Anne Shirley

 








 

 O ato de ler não se limita ao texto escrito, a leitura é inerente a nossa existência em fases, etapas e manifestações distintas. Um texto, uma história, um conto, filmes, séries. São experiências diversas de leitura.

 A Anne With na é uma narrativa poética da vida de Anne Shirley, uma menina órfã que, após passar infância  em orfanatos e casas de estranhos, sofrendo abusos e violência ela segue por um acaso ou estratégia do destino para adoção e conviver com um casal de irmãos de meia idade,  um tanto resistentes e temerosos, com passar do tempo, a menina ruiva de 13 anos ressignifica com sua amorosidade, sua leitura de mundo, inventividade e imaginação  a história e existência da Marilla e do Matthew Cuthbert , de toda cidade. O mundo de Anne coloca em debate temáticas como: feminismo, gênero, racismo, bullying e preconceito. Com pitadas de humor, drama, resiliência ela nos convida a pensar quem somos em nossas construções e costuras da vida. A série é baseada no livro Anne of Green Gables, escrito por Lucy Maud Montgomery, a série é transmitida pela Netflix aqui no Brasil.

No dia 20 de março quando foi decretado o estado de calamidade pública e a pandemia a orientação da OMS era o isolamento  social. Começamos o final de semana assistindo filmes até que o trailer da Anne Whith surgiu e nos encantamos. Júlia, minha disse : “vamos assistir mamãe?” Maratonamos uma, duas, três vezes, com toda cautela íamos dialogando e refletindo sobre a vida e a infância daquelas crianças,  como fazemos sempre do nosso jeito e no nosso tempo. Ela é encantada pela Anne e as histórias da Princesa Cordélia. Agradeço a Professora Marivone Borges que deu vida ao desejo de ter a Anne ainda mais perto com sua arte.

** Fabiana C. Moura.

Mãe de Júlia e Maria Luiza, Pedagoga, Psicopedagoga, Mestra em Educação Científica e Formação de Professores, Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Educação (Bahia) 

Professor da Rede Estadual é semifinalista do Prêmio Oceanos

  RESSURGÊNCIAS do professor e escritor jequieense José Manoel Ribeiro semifinalista do Prêmio Oceanos 2024 Imagine um livro que ressurge da...