domingo, 7 de maio de 2023

Colégio Estadual Luísa Mahim lança o Projeto " Leitura com sabor de chocolate"



Leitura com sabor de Chocolate



No dia 14 de abril de 2023, no Colégio Estadual Luísa Mahim, aconteceu a abertura do  projeto “Leitura com sabor de chocolate” e reinauguração da Biblioteca Escolar. O projeto tem como objetivo mobilizar o hábito da leitura entre os alunos  , de maneira lúdica, dinâmica e integrada ao ambiente escolar, dando o devido destaque ao mágico espaço da biblioteca.


 Propomos relacionar a prática da leitura ao “doce sabor” do conhecimento, com sorteios de chocolates para aqueles que participarem e realizarem as atividades propostas ao longo do ano. Mais do que adoçar a vida dos educandos, os professores Ana Cláudia Pinheiro de Matos e José Manoel Ribeiro, assim como a equipe gestora e a coordenação pedagógica, pretendem mostrar a esses jovens tão especiais, a importância da leitura para uma maior, mais qualificada interação com o mundo e para a otimização da capacidade de transformar positivamente a sua própria realidade. Crônicas, contos, novelas, romances, poemas (e muito chocolate, claro!) farão parte do cotidiano dos participantes. 


Em linhas mais específicas, o projeto busca fomentar o gosto pela leitura, o prazer e a fruição para que os alunos possam aguçar o senso crítico próprio daqueles cidadãos ativos e capazes de contribuir significativamente para a comunidade em que estão inseridos.


O evento de abertura contou com a participação de escritoras e escritores. Estiveram participando do momento, os escritores:  Professores Mestres,  José Manoel Ribeiro  e Domingos Ailton, as escritiras:  Profª  Fabiana Moura, autora da obra literária Em Estado de Poesia, a Nutricionista e Escritora Luisa Ribeiro Santos, também participaram virtualmente, com mensagens de acolhimento e incentivo a leitura, as escritoras, Profª Dra Lélea Amaral e a Dra  Paula Vinagre.


Cada escritor/a apresentou uma breve biografia, relatos do despertar para o universo da literatura, o apreço ao mundo encantado dos livros e falaram um pouco das sua obras.


 Partimos da premissa freiriana sobre a da importância do hábito de ler, visto que a consciência crítica tem na leitura sua mais fecunda possibilidade. A leitura precisa ser  parte da vida cotidiana das pessoas, sendo apresentada de uma forma ampla, superando a linearidade  do código escrito, sobretudo aprender ler o mundo e compreender o significado das coisas. e a “leitura do mundo precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1989), .


 Colunista do Travessias: Fabiana Correia Moura, mãe de Júlia e Maria Luiza, Coordenadora Pedagógica no Colégio Estadual Luísa Mahim em Jequié- Bahia. Escritora, Professora, Palestrante, licenciada em Pedagogia, autora da obra Em Estado de Poesia, Mestra e doutoranda em Educação Científica e Formação de Professores. Idealizadora do Projeto de Residência de Aprendizagem Criativa: Min@s na Ciência Bahia, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Impressões e no Observatório de Mulheres Negras (UESB).

Instagram: @fabiiana.moura




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e em breve responderemos.

Professor da Rede Estadual é semifinalista do Prêmio Oceanos

  RESSURGÊNCIAS do professor e escritor jequieense José Manoel Ribeiro semifinalista do Prêmio Oceanos 2024 Imagine um livro que ressurge da...