domingo, 2 de julho de 2023

A potência de Fabiana Moura em seu "Estado de Poesia"


 
 ‘"Estado de Poesia"’

O livro ‘Estado de Poesia’, da autora baiana Fabiana Moura, remete-nos à impermanência, construção e todos os devires. De tempos de outrora, desde a Idade Média… mas não é passado, é presente latente que se desdobra nas bruxas-Mulheres da atualidade e nos corpos deitados num “berço esplêndido”... O convite é potente!

Escritos-poemas que nos convidam para uma imersão mediante um campo semântico, e com sentidos do verbo sentir, para as feridas abertas, travessias, lutas, desejos, vidas, entregas, ancestralidades, subjetividades… Uma borboleta para esperançar. Que não nos falte esperança…

Esta poetisa produz a esperança alicerçada num posicionamento diante do mundo através de suas palavras bem escolhidas e ritmadas na cadência de suas vivências.

A poesia de Fabiana é viva porque brota da vida pulsante nas esferas sociais e privadas; sempre a nos lembrar que a estética literária pode materializar o texto como mediador do diálogo entre escritora e leitoras/es. Por isso, a palavra literária torna-se inacabada e aberta para a grande conversa que nunca se esgota na palavra final… A grandiosidade de seus poemas! 

Senti o fogo ardendo no meu corpo como se estivesse na fogueira, ao passo que senti meu corpo desejando liberdade quando me reconheci nas labaredas do patriarcado… Diálogo com a ancestralidade, um espelho desnudou a alma! 

Não poderia sentir diferente, pois a poesia apresentada neste livro pulsa e mexe com a gente… A literatura na sua condição de formação de subjetividades. Uma didática da subjetividade!

Por isso, entregue-se à leitura e ao sabor das palavras de uma Mulher que, na sua escrita caleidoscópica, apresenta as facetas de um mundo ancorado na sensibilidade, na delicadeza e, sobretudo, na força e no poder da palavra poética. Obrigada.

*Elane Nardotto é escritora, doutora em Educação pela UFBA e professora do IFBA.

Reportagem: https://www.correio24horas.com.br/artigo/a-potencia-de-fabiana-moura-em-seu-estado-de-poesia-0323

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e em breve responderemos.

Professor da Rede Estadual é semifinalista do Prêmio Oceanos

  RESSURGÊNCIAS do professor e escritor jequieense José Manoel Ribeiro semifinalista do Prêmio Oceanos 2024 Imagine um livro que ressurge da...