domingo, 27 de agosto de 2023

Travessias Literárias do Escritor Carvalho Neto


Literatura na Cidade Sol

Jequié é conhecida como Cidade Sol, um município brasileiro no interior e sudoeste do estado da Bahia. Está situado a 365 km de Salvador, na zona limítrofe entre a caatinga e a zona da mata. O dito popular mais comum é que a cidade oferta um sol para cada habitante. No chão árido da caatinga, a literatura, a arte e a poesia é incandescente. 

       Do mesmo solo de Waly Salomão, germinam escritores, poetas, romancistas. No mesmo território solar descrito por Waly em Janela de Marinette," cidade dura e arreganhada para o sol" 
  a literatura e a arte florescem e frutificam. 

Pedro Anselmo ou Carvalho Neto nos presenteia com sua escrita, dentre outras publicações, a mais recente, em 2ª edição: Plástico Bolha



Conheçam Carvalho Neto, por ele mesmo:




Credenciais de partejamento:

Pedro Anselmo carvalho neto, 16 de dezembro de 1974 — primeiro berro registrado em cartório — rebento de Maria Vandete Guerreira e Samuel Quadro Galego, pai de outro em ouro Pedro, Colavolpe Carvalho, prometido e cumprido — comprometido — de Rita Zuleika Professora, nordestino, sertão baiano, da paragem de olho enorme-brilhante-latejante, Cidade Sol, também apelidada de Jequié, erê bonitim solto no velame no quase sítio que era o Jequiezinho por ali perto da Manga de Aprígio e do barreiro-olaria indo já para a Franz Gedeon. Aí cresceu.

Do estirão:

Estudante rapadura do Colégio Fernando Barreto e do Polivalente Edvaldo Boaventura, da irmandade estadual, aprendeu de um tudo que foi do bê-á-bá ao noves fora nada, passando pela latitude-longitude nome de rio afluentes que nunca conheceu, e quem descobriu o Brasil foi Pedro Álvares Cabral, mentira! não descobriu, invadiu, pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são, estudou o verbo to be i love you, não ouviu ninguém dizer na aula de ciências que menino tem pênis e menina é vagina, procurou na oração o sujeito escondido e, pior ainda, o inexistente, e declamou fazendo gestos caras e bocas a Canção do Exílio, ô sabiá da minha terra que o estudante em questão conhecia mesmo era só o urubu. E tudo valeu a pena, porque navegar é preciso. Foi aí que se graduou em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e partiu para outro sertão — o sertão é o mundo — no mestrado acadêmico em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Que beleza! Na labuta diária pela educação e libertação de cucas, é porta-voz de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, tudo inculta e bela, nas redes pública e particular, desde 1900elávaifumaça. Atualmente exerce a lida no histórico Centro Estadual de Ensino Profissional Régis Pacheco, que nasceu Instituto de Educação Régis Pacheco (IERP), em 1948, e lá se vai é tempo.

Do escritamento:

Da boa ancestralidade literária jequieense, benzida e banhada de flores e ervas por Pacífico Ribeiro e Waly Salomão — tira a quinzanga do corpo, já tirou! —, se meteu a escrever torto por linhas tronchas as histórias de Gente. Boa-ruim-doida-besta-sabida-branca-velha-nova-pobre-preta-rica-etc-e-tal. Gente é o que não falta. O tema é sempre assim: Gente! E isso dá um pano pra manga comprimida que tem Gente que não faz nem ideia. E nessa geleia geral, que se fale bem ou que se fale mal, lá nas areias infindas, das palmeiras no país, nasceram crianças lindas, viveram moças gentis, e crianças feias e raparigas hostis, e homem bom e tanto sujeito infeliz No caminho de volta e Protetor ocular para eclipse parcial, aí contados em contos, pode aumentar um ponto, e Casa pétrea de dois alpendres, Plástico bolha e Quando nos observam, nesses pode aumentar até mais, vai caber — romances.  

Credenciais de termo:

"Autobiografia em terceira pessoa, digna de total desconfiança. 

Mais não digo."

Fonte: Arquivos pessoais de Pedro Anselmo.

Os títulos estão à venda: com o autor, pelo Instagram @p.carvalhoneto 

Na Editora Penalux : Quando nos Observam e  Plástico Bolha. 

Todas obras do autor estão disponíveis em e-books na Amazon https://www.amazon.com.br/Pl%C3%A1stico-bolha-Carvalho-Neto-ebook/dp/B07Z8J1NRS 


Fabiana Moura (@fabiiana.moura)

Pedagoga, Escritora, Colunista do Travessias.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seus comentários e em breve responderemos.

Professor da Rede Estadual é semifinalista do Prêmio Oceanos

  RESSURGÊNCIAS do professor e escritor jequieense José Manoel Ribeiro semifinalista do Prêmio Oceanos 2024 Imagine um livro que ressurge da...